Como gerenciar suas finanças de forma prática e inteligente?

Tempo de leitura: 4 minutos

Embora aquele ditado do qual o “dinheiro não traz felicidade” seja a mais pura realidade, problemas financeiros podem ser capazes de causar muitos contratempos, afetando diretamente no seu humor e qualidade de vida, podendo até acarretar problemas emocionais em alguns casos.

Contudo, sabe-se que um bom planejamento de seus gastos pode facilitar e muito a administração do seu dinheiro e evitar muitas dores de cabeça no final do mês.

A chave para evitar o estresse com problemas financeiros e até mesmo poupar determinado valor, seja para realizar aquele sonho antigo que está guardado na gaveta ou até mesmo para fazer algum investimento no futuro, está em se organizar antes que haja a perda do controle de suas finanças, evitando assim problemas maiores futuramente.

Para começar a se organizar, é necessário seguir alguns passos importantes que serão essenciais para que seu planejamento financeiro seja totalmente eficaz, trazendo assim resultados positivos.

Diante disso, apresentamos algumas dicas que podem te ajudar a gerenciar suas finanças de forma prática e inteligente.

5 Dicas para conseguir gerenciar suas finanças de forma prática e inteligente

1. Tenha controle dos seus gastos

O primeiro passo a ser seguido é registrar todos os gastos em uma planilha, a fim de analisar e identificar o quanto está sendo gasto por mês e também reconhecer quais estão sendo os gastos desnecessários passíveis de serem substituídos, ou até mesmo eliminados.

2. Você consome demais?

Aprenda a controlar seus impulsos com compras desnecessárias. Para isso, crie o hábito de sempre se questionar se o que você quer comprar é realmente necessário naquele momento.

Caso a resposta seja positiva, procure sempre que possível realizar as compras à vista, pesquisando e comparando o preço do produto a ser adquirindo, evitando dessa maneira o acúmulo de parcelas e garantindo sempre o melhor preço.

3. Não perca de vista o seu cartão de crédito

Realize o controle periódico da fatura do seu cartão de crédito, para controlar os gastos que já foram realizados, verificando sempre se você já está perto de chegar ao valor limite de compras que podem ser realizadas sem afetar negativamente o seu orçamento, evitando o pagamento de juros abusivos do crédito rotativo e cheque especial.

E lembre-se sempre, faça do cartão de crédito um aliado e não um inimigo, use-o com consciência e inteligência.

4. Você possui objetivos e metas?

Trace objetivos e metas a serem alcançadas, de forma a traçar as estratégias necessárias para atingi-las no menor tempo possível de acordo com seu planejamento. Essa pode ser uma forma eficaz de se conseguir cortar gastos sem sofrimento, servindo com uma maneira quase infalível de se manter motivado.

5. Reserva de emergência, tenha uma!

E por fim, faça uma reserva para ser utilizada em casos de emergência. Com isto, além de evitar dores de cabeça futuras, você ainda evita ter que recorrer a outros meios para conseguir dinheiro que poderão acarretar no pagamento de juros desnecessários e em algumas situações, até comprometer seu orçamento em maiores proporções.

Seguir os passos acima é o ponta pé inicial para gerenciar suas finanças de forma prática, inteligente e eficiente.

Embora possa parecer um pouco complicado se habituar a essa nova forma de consciência e planejamento financeiro, com toda a certeza a persistência e o comprometimento com certeza lhe trarão bons frutos futuramente.

Você já pensou em contar com a ajuda de um consultor contábil?

Mudar, rever e controlar os gastos, sobretudo no início, pode ser uma tarefa complicada, ainda mais nos dias de hoje devido à rotina de trabalho exaustiva em que a grande maioria das pessoas acaba precisando enfrentar.

Sendo assim, poder contar com a ajuda de um profissional, como um Consultor Contábil, é de enorme valia, podendo ser considerado até mesmo como um investimento a curto, médio e longo prazo, uma vez que além de poupar tempo, você contará com a colaboração de um profissional especializado e que irá lhe oferecer a garantia de conseguir ótimos resultados no gerenciamento de suas finanças de maneira totalmente eficaz e segura, analisando e pontuando quais são as medidas a serem tomadas, de acordo com seu orçamento, metas e objetivos.

Portanto, siga as nossas dicas à risca e, para garantir que suas finanças fiquem organizadas e você consiga gerenciar da maneira correta, conte com ajuda de um consultor contábil!

Caso precise de ajuda, conte conosco!
[email protected]

ou se preferir (84) 98827-9007

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *