A importância de ter um fluxo de caixa na sua empresa

Tempo de leitura: 4 minutos

Com certeza você já ouviu em algum momento da sua vida a expressão “fechar o caixa”. Mas já parou para pensar no que ela significa? Se você é empreendedor, dono do seu próprio negócio, deve estar bastante familiarizado com a rotina de fechar o caixa periodicamente, controlar quanto dinheiro saiu e quanto dinheiro entrou.

Uma boa gestão de fluxo de caixa vai além do conhecimento do seu lucro. Um bom empreendedor sabe que essa informação gerada diariamente pode apontar problemas e pontos positivos em qualquer negócio. Se você ainda não sabe a importância de ter um fluxo de caixa na sua empresa, fique atento às dicas no decorrer deste conteúdo!

Mas, afinal, o que é fluxo de caixa?

Para começo de conversa você precisa ter bem claro na sua mente o conceito de fluxo de caixa. Ele nada mais é que um instrumento de controle financeiro que permite o acompanhamento das movimentações financeiras da sua empresa, através da relação de entradas (receitas) e saídas (despesas) realizadas dentro de um período determinado.

Agora que você já tem bem claro o conceito na sua cabeça, por que o fluxo de caixa é tão importante?

Maior controle financeiro

Uma análise correta e bem-feita do seu fluxo de caixa permite que você identifique quaisquer gastos desnecessários dentro de algum processo realizado pela sua empresa. Isso é importante pois evita o desperdício de dinheiro.

O fluxo de caixa te permite maior controle sobre as contas do seu negócio. É possível reconhecer exatamente para onde cada quantia está indo. Ter uma noção real dos seus gastos é essencial para qualquer administração saudável.

Permite maior planejamento

Com o fluxo de caixa, você consegue enxergar suas entradas e saídas, de forma mais detalhada. Com esse controle nas mãos, você consegue analisar os históricos para que consiga efetuar projeções de gastos para os próximos mês, para que, desta forma, você consiga prever impactos causados pela saída de dinheiro.

O que significa que, você não será pego de surpresa. Com o fluxo de caixa você mantém as entradas e saídas organizadas e já consegue se preparar para uma retirada alta, se houver.

Uma pergunta: Você sabe como montar seu fluxo de caixa?

Agora que já conhece o conceito e as diversas vantagens do fluxo de caixa, está na hora de montar o seu. É importante destacar que cada negócio tem suas particularidades e é livre para fazer alterações, mas a ideia geral é a mesma para todos.

Em primeiro lugar você deve levantar as contas que a empresa utiliza para realizar todos os pagamentos e receber todo o dinheiro que entra. Dessa maneira, você deve definir o saldo inicial de cada conta para iniciar sua análise.

Sabendo com quanto de dinheiro as atividades se iniciaram fica fácil de controlar o que saiu e o que entrou, certo?

A partir daí você deve registrar constantemente todas as transações da empresa que alteraram o saldo das contas. Para conseguir visualizar com mais clareza todos os gastos e retornos você também deve classificar por categorias todas as movimentações realizadas.

Nesse momento entram as particularidades de cada empresa. Não existe uma regra para a classificação das despesas pois existem categorias particulares a cada negócio.

Assim, você já está pronto para registrar os dados do seu fluxo de caixa. Atualmente, existem muitos programas e softwares específicos para isso. Ao escolher onde guardar todos os seus registros priorize a segurança oferecida, visto que são informações bastante relevantes que deverão guardar.

Fluxo de caixa faz parte da saúde da sua empresa

Uma manutenção de um fluxo de caixa organizado e correto faz toda a diferença em qualquer empresa, não importa o tamanho. Para empresas pequenas ajuda a enxergar onde os investimentos estão dando certo e quais deveriam ser cortados e reinvestidos.

Em empresas maiores ajuda a evitar qualquer tipo de desvio de verba, por exemplo. A dica mais valiosa é: busque sempre manter seu fluxo atualizado. A partir dele é possível realizar diversas projeções e organizar ações para o melhor funcionamento da sua empresa.

Agora, se você não faz a mínima ideia de como fazer um fluxo de caixa ou como gerenciar de forma eficiente, o mais indicado é que você conte com um Consultor Contábil. Nós da A Mais Inteligente podemos te auxiliar na montagem do seu fluxo de caixa, conte conosco!

Nosso contato (84) 98827-9007

Augusto Andrade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *